terça-feira, junho 20, 2006

«É você que controla a mudança de clima»

"A campanha desafia cada um de nós a introduzir pequenas alterações na rotina diária, com vista a reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa. Oferece um manancial de sugestões práticas e simples de executar, ao mesmo tempo que incute nas pessoas um sentido de responsabilidade e poder pessoais e as ajuda a contribuir para o combate às alterações climáticas. Na União Europeia, o sector doméstico é responsável por cerca de 16% do total das emissões de gases com efeito de estufa, provenientes, na sua maioria, da produção e utilização de energia. Nos próximos dias, a campanha será lançada pelos Estados-Membros da União Europeia a nível nacional.

“Para a Comissão, o combate às alterações climáticas é uma prioridade”, afirmou Durão Barroso. “Esta campanha complementa e reforça os nossos esforços políticos e legislativos e torna claro em que medida todos somos responsáveis pelas alterações climáticas e o que podemos e devemos fazer para limitar essa ameaça.”

Nas palavras do Comissário Dimas: “As pessoas podem dizer que o seu comportamento individual não importa. Eu digo o contrário: as habitações na UE são responsáveis por grande parte das emissões totais de gases com efeito de estufa, pelo que cada um de nós tem um importante papel a desempenhar na sua redução. A nossa campanha dará aos cidadãos informações sobre as alterações climáticas e sobre o seu papel no combate às mesmas. Fazer o que é correcto não é tão difícil como parece.”

www.europa.eu

De acordo. No entanto, confesso que o tom que parece acusar-nos, a cada um enquanto indivíduo, de ser o responsável pelos "maus tratos" ao ambiente, é atroz. Falo de uma campanha que visa sensibilizar (eu digo acusar) os automobilistas da sua responsabilidade na poluição ambiental. É claro que percebo o intuito da campanha e que o objectivo é precisamente este, mas estão garantidas as alternativas? Não. Está garantida a segurança nos tranportes públicos? Não. Até lá, vou de carro.