terça-feira, novembro 08, 2005

França. E Portugal?

Escreve hoje José Manuel Fernandes no editorial do Público:
"(...)os imigrantes de segunda e terceira geração sentem-se numa terra de ninguém, mesmo quando não o verbalizam(...)"

"(...) a intergração só é possível se ambas as comunidades quiserem. Os franceses são devedores dos imigrantes, estes também são devedores da França: sem que ambos entedam isso, não haverá solução. Apenas paliativos."

E em Portugal? Há uns meses José Pacheco Pereira, ainda sobre o "caso arrastão", falava do facto de os imigrantes africanos de segunda geração em Portugal não se sentirem portugueses. A situação em França alastra-se pela Europa e isso poderá ser também um indicador que talvez mereça a nossa atenção. A situação francesa tem sem dúvida as suas particularidades, mas um paralelismo pode com certeza ser traçado.

1 Comments:

Blogger Branca said...

No entanto, apesar de termos um Jardim (Alberto João, bem entendido) a dar para uma mistura de Carmen Miranda com um puto bastante hiperactivo, não há nenhum (outro) ministro que em pleno parlamento se refira aos negros ou seja a que "minoria" étcnica for como "Escumalha". Acho que aí o traço torna-se, por momentos-atenta!, um pouco esbatido e quase que imaginado. Por momentos...

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home