domingo, janeiro 08, 2006

Pingo Doce vs Minipreço

A actual campanha do Pingo Doce também despertou a minha atenção, e pelo que me explicaram a publicidade comparativa é permitida em Portugal. Existe apenas um senão: só pode ser dito que um produto é melhor ou igual a outro se for possível prová-lo empiricamente. A empresa pode inclusivé ser levada a tribunal mas não há problema se conseguir provar em frente ao juíz aquilo que a publicidade alega e ao que parece o Pingo Doce diz possuir um estudo que prova que têm os melhores preços.

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"E não é que agora os supermercados Pingo Doce decidem provocar a concorrência? Não é por nada, mas prevejo que uma campanha como esta, vai acabar em processo judicial. Estão abertas as hostilidades!

A história é simples: O Pingo Doce decidiu comunicar que a ideia que se tem que o Minipreço é o mais barato, está errada. Pelo menos quando estamos a falar em produtos iguais. Vai daí, toca a comparar explicitamente marcas, supermercados e preços. Dum lado uma cliente do Minipreço, puxa do seu produto marca DIA e do outro uma cliente Pingo Doce puxa do seu produto marca Pingo Doce. Mas não! Ainda não é agora! O Voz-off alerta-nos para o facto dos produtos não serem iguais... inteligente. Então sacam as duas de produtos iguais, da mesma marca, para se concluir que têm os dois o mesmo preço.

Entretanto parece que o Minipreço já lançou um curto anúncio a explicar que os únicos supermercados que têm preços tão baratos como o Minipreço... são os outros supermercados Minipreço.

Gosto da guerra, duvido da legalidade... mas a mim parece-me que certas e determinadas agências andam com muito trabalhinho neste momento."

in http://pubmundo.blogspot.com/

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu penso que existe uma incorrecção. Pingo doce, mini-preço, dia, são tudo marcas do mesmo grupo como modelo e continente. O que acontece é que cada um destes supermercados tem um público alvo diferente. Penso que se olharmos para a campanha tendo isto em consideração torna mais clara a ideia que está na sua origem: Quebrar o preconceito de que o pingo doce é para os ricos e o mini-preço é para os pobres. É esta a minha ideia.

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

atencão nao facam reclamacoes nos pingos doces,porque eles nao gostam,porque depois de feita a reclamacão pelo consumidor,primeiro mandam os empregados perseguirem quem faz a reclamacão,depois difamam quem fez a queixa e depois dizem aos pais dos funcionarios e acabamos perseguidos por pessoas contratadas pelo pingo doce,o pingo doce e um supermecado perigoso onde eu moro.Alias facam sempre queixa na asae,sim facam sempre queixa,nao tenha, medo do pingo doce.

10:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há uma interessante discussão sobre o tema publicidade comprativa em http://www.apriori.com.br/artigos/publicidadecomparativa.pdf.
Trata-se de uma dissertação de mestrado disponibilizada gratuitamente (e inteiramente) em forma de ebook. Embora diga respeito à legislação brasileira, faz muita referência ao direito europeu.

12:57 da tarde  

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