terça-feira, janeiro 09, 2007

O projecto científico da União Europeia

O FP7 é o sétimo programa-quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Em vigor no período 2007-2013, será um dos instrumentos ao dispor da presidência portuguesa da União Europeia (UE), com vista às tão desejadas sociedade do conhecimento e economia competitiva.

Concebido essencialmente para financiar a investigação na Europa, o FP7 tem também em vista dar resposta às necessidades de emprego europeias e à sua competitividade. O FP7 apoia a investigação em áreas prioritárias seleccionadas. O objectivo é tornar ou manter a UE na posição de líder mundial nesses sectores.

O FP7 é constituído por 4 blocos principais de actividades que formam 4 programas específicos mais um quinto programa sobre a investigação na área da energia nuclear. Os 4 pilares são: cooperação, ideias, pessoas e capacidades, que englobam outros sub-temas, como saúde, alimentação, tecnologias da informação e das telecomunicações, energia, ambiente, transportes, segurança, etc.

Os organizadores do programa esperam "estimular a produção do conhecimento e da excelência científica ao permitir que universidades, institutos de pesquisa e empresas europeias estabeleçam contacto com parceiros em outros países, de modo a facilitar o acesso a ambientes de pesquisa fora da Europa e promover sinergias em escala global".

“O FP7 vai contribuir para atingir os objectivos da Estratégia de Lisboa, que tem em vista tornar a Europa a economia mais competitiva a nível mundial”, afirmou Janez Potonick, Comissário Europeu para a Ciência e Investigação, na apresentação do acordo, em Novembro de 2006.

Outro objectivo é impulsionar o investimento em investigação e desenvolvimento até 3% do PIB até 2010, mas a maioria dos analistas não acredita que o objectivo seja cumprido no prazo estipulado. Tomemos como exemplo o caso do Reino Unido. Peter Cotgrave, Director da Campanha para a Ciência e Engenharia no país, comentou: “o Governo britânico traçou novos objectivos para alcançar a marca dos 2,5% em 2014, e mesmo esse valor é bastante complicado de atingir”.

O maior programa já lançado pela UE para incentivar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia contará com um investimento total de 53,2 biliões de euros. O lema é: “as respostas do amanhã começam hoje”.