quinta-feira, dezembro 23, 2004

Portas Fechadas

Paulo Portas veio há uns dias dizer, em entrevista na RTP1, que se PP e PSD juntos, ainda que não indo juntos a eleições, obtivessem maior número de voto do que o Partido Socialista, o Presidente Jorge Sampaio deveria chamar os dois partidos a formar Governo.

«Quem tem maioria absoluta oferece ao Presidente da República uma solução de Governo. A Constituição não diz que o Presidente da República deve chamar o partido mais votado»

Certo.

Mas então se Os Verdes, PCP, Partido Monárquico, Bloco de Esquerda, Partido Y, Independente X, etc... todos juntos obtiverem mais votos que o PS, deverá Sampaio chamar estes a formar Governo?

Se realmente Portas quer formar Governo é certo que só com o seu PP não o conseguirá, mas também parece solução fácil esperar pelas eleições para depois ver se dá para se "colar" aos social-democratas.
É claro que a escolha não é apenas deste.
O PSD já "estabeleceu plataformas com o MPT e o PPM com vista às eleições legislativas de 20 de Fevereiro do próximo ano" (inPúblico.pt).

Parece que afinal foi Santana que fechou a porta a Portas e é este que desta vez fica a ver navios. Não é Sr. Ministro do Mar? "Quem? Eu?!"